domingo, 21 de junho de 2015

Milhares nas ruas em solidariedade com Alfon e contra as montagens policiais

Muitas cidades do Estado espanhol aderiram à onda solidária com Alfon, jovem vallecano condenado a quatro anos de cadeia e detido na quarta-feira passada, depois de ter sido acusado de posse de explosivos numa greve geral. O jovem madrileno denunciou repetidamente o facto de ter sido a Polícia a mostrar-lhe um saco com o artefacto, bem como as ameaças a que foi submetido no sentido de «identificar membros dos Bukaneros ou outros jovens antifascistas».

Para denunciar as «montagens policiais» e apoiar Alfon, ontem milhares de pessoas manifestaram-se em vários pontos do Estado espanhol. Em Madrid, cerca de 12 mil pessoas exigiram a libertação de Alfon, numa mobilização que teve à cabeça uma faixa com a inscrição «Alfon somos todas. Por el derecho a la huelga. Libertad presos políticos». Entretanto, soube-se que Alfon se encontra na prisão de Soto del Real e que lhe aplicaram o regime FIES 5 (Ficheros de Internos de Especial Seguimiento). Também foi divulgada a informação de acordo com a qual houve uma tentativa de meter Alfon numa cela com 11 fascistas da Frente Atlético, detidos no âmbito do assassinato do apoiante do Depor Jimmy; depois de um protesto, tal não se veio a concretizar.

Em Euskal Herria
No dia 18, dezenas de pessoas participaram numa concentração de apoio a Alfon em Amurrio (Araba). Amanhã, 22, terá lugar em Bilbo (20h00, Plaza Biribila) uma concentração de apoio ao jovem grevista madrileno, sob o lema «Liberdade para Alfon! Lutar pelos trabalhadores não é crime». A iniciativa conta com a adesão das organizações BUIA, Ikasle Abertzaleak, Elkartzen, Uribarritzen, Zirikatzen, Askapena, Komite Internazionalistak, Boltxe, Kitzikan, Reconstrucción Comunista, Sare Antifaxista e Burdinezko gerrikoa. / Ver: lahaine.org e SareAntifaxista / Ler: Entrevista à mãe de Alfon, Elena, na manifestação de Madrid (lahaine.org)