domingo, 28 de junho de 2015

Absolvidos três opositores ao TGV julgados por dois protestos em Nafarroa

Três opositores ao TGV foram absolvidos depois de terem sido julgados pela participação em acções de protesto em Nafarroa. Um deles esteve na ocupação do Museu Ferroviário de Castejón e os outros dois prenderam-se aos mastros das bandeiras de Espanha e da UE na varanda de Deputação Foral, em Iruñea.

A situação foi revelada num comunicado pelo Mugitu mugimendua, que recordou as circunstâncias em que ocorreu a acção de protesto contra o TGV e em defesa dos serviços básicos ferroviários no Museu Ferroviário de Castejón, em Março de 2014; a atitude repressiva das várias polícias que apareceram no local; a tentativa de incriminar jornalistas, bem como uma pessoa cuja presença no protesto se veio a demonstrar não ser possível, e um morador do bairro pamplonês de Etxabakoitz, a quem se procurou imputar um crime de danos - «felizmente», o embuste acabou por ser tão claro para o juiz como para os demais presentes em Castejón, e o iruindarra foi absolvido.

No que diz respeito ao protesto na capital navarra, ocorrido em Novembro de 2013 contra o TGV e em apoio aos tartalaris que tinham adoçado as faces de Barcina com merengue, os dois participantes foram acusados de resistência à autoridade e de desobediência, e podiam apanhar um ano e oito meses de prisão, respectivamente. O Mugitu, sem deixar de recordar que a pepetarra na Delegação do Governo espanhol espetou com 450 euros de multa a 33 pessoas que observaram o protesto na rua, informa que, mais uma vez, os delírios policiais foram desmontados em tribunal - um vídeo realizado pela Eguzki Bideoak mostrou que não existiu qualquer tipo de resistência ou desobediência à autoridade. / Ver:lahaine.org