segunda-feira, 15 de junho de 2015

Política de dispersão provoca quinto acidente do ano, em Palência

No sábado, um amigo do preso político basco Gotzon Amaro (Santutxu, Bilbo) sofreu um acidente rodoviário em Palência, quando o ia visitar na cadeia de Valhadolide. A Etxerat revelou que não houve feridos, mas que a viatura ficou bastante danificada.

De acordo com a nota da Etxerat, o acidente deu-se quando o amigo do preso político santutxuarra, que está há sete anos na cadeia e deve sair em Setembro de 2016, ia ultrapassar um camião e perdeu o controlo do carro, indo embater na divisória central. O carro ficou bastante danificado; ainda assim, o acidentado conseguiu fazer a visita, depois de activar o seguro.

Trata-se do «quinto acidente provocado pela dispersão este ano», diz a associação de familiares e amigos de presos políticos bascos, que afirma «estar farta desta maldita roleta russa chamada política de dispersão». «Chega!», conclui. / Ver: etxerat.info (eus / cas)

CENTENAS NA TXANTREA CONTRA A DISPERSÃO
A manifestação partiu da Praça do Euskara, na Txantrea (Iruñea), sob o lema «Porque hay muchas razones/hamaika arrazoi daudelako, dispertsiorik ez!». Durante o percurso, ouviram-se palavras de ordem contra a dispersão dos presos políticos bascos e a favor do seu repatriamento. No final, uma organização leu um pequeno comunicado a explicar os motivos para acabar com esta política.
Por outro lado, familiares de Enrike López, habitante da Txantrea durante muitos anos refugiado e recentemente encarcerado, agradeceram o apoio recebido nas últimas semanas. / Ver: ahotsa.info