segunda-feira, 8 de junho de 2015

LAB alerta para vários casos de silicose e manifesta-se em Durango

Trabalhadores e delegados sindicais do LAB manifestaram-se, este sábado, 6, em Durango (Bizkaia), sob o lema «Contra a silicose na Fumbarri. A saúde dos trabalhadores não está à venda». O sindicato afirma que a situação na empresa é grave, tendo sido diagnosticados 11 casos de trabalhadores com silicose. Não se trata de um caso isolado em Euskal Herria.

O LAB teve conhecimento do primeiro caso em 2011 e, hoje, há pelo menos 11 trabalhadores doentes. A dois deles, devido à gravidade da doença e a complicações posteriores, foi-lhes reconhecida incapacidade permanente. De acordo com estes dados, diz o sindicato, 10% dos trabalhadores da empresa estão doentes. Recorde-se que a silicose é uma doença profissional, crónica, incurável e que, agravada, pode levar à morte. Contrai-se como consequência da falta de medidas de segurança que impeçam a inalação de partículas de sílica.

Desde que a situação foi conhecida, o LAB apresentou diversas queixas, tanto na empresa como no exterior, com um objectivo claro: que a Fumbarri crie um plano de prevenção eficaz para todos os trabalhadores, por forma a evitar que mais trabalhadores fiquem doentes. / Ver: LAB