domingo, 7 de junho de 2015

Centenas exigem nas Bardenas o desmantelamento das instalações militares

Centenas de pessoas participaram, hoje, na 28.ª Marcha Anti-Campo de Tiro das Bardenas para reivindicar o desmantelamento destas instalações militares. A iniciativa partiu da Asamblea Antipolígono, em colaboração com a Plataforma No a la Guerra de Ejea y Pueblos, sob o lema «Despesas militares, não; despesas sociais, sim».
Os participantes na marcha partiram de Los Aguilares e seguiram pela estrada até às instalações militares, com pancartas contra o campo de tiro, em defesa da paz e das Bardenas como parque natural. Num comunicado, a assembleia afirma que, «se os milhões gastos pelo Ministério espanhol da Defesa no campo de tiro das Bardenas e nos exercícios militares fossem utilizados na reindustrialização da região e na criação de postos de trabalho, talvez a Erribera não fosse a zona mais castigada pelo desemprego em Nafarroa».

A assembleia destaca ainda os riscos associados ao campo de tiro, «sem que nenhuma instituição civil navarra vele pela nossa segurança». O campo de tiro das Bardenas foi criado pelo Exército espanhol em 1951. / Ver: naiz e Berria