terça-feira, 16 de junho de 2015

Situação de Gabi Basañez, militante da Askapena, abordada em Plentzia e Erandio

Depois da iniciativa da semana passada em Algorta (Getxo, Bizkaia), agora serão os gaztetxes de Plentzia e Erandio a acolher conferências sobre a situação de Gabi Basañez, habitante da comarca e imputado no processo contra a Askapena, e sobre a luta internacionalista. Gabi será o conferencista, dia 18 em Plentzia e 25 em Erandio (Bikaia).

Gabi foi detido em 8 de Setembro de 2010, juntamente com outros sete militantes da Askapena. Passou seis meses na cadeia, tendo sido libertado em Abril de 2011, depois de pagar 60 mil euros de fiança. Inicialmente, era obrigado a comparecer na esquadra todos os dias; agora, é uma vez por semana.

Gabi tornou-se militante ainda na adolescência. Lutou contra a central de Lemoiz, envolveu-se nos começos da lutas ecologistas, mais tarde no mundo da cultura basca e na Euskal Herrian Euskaraz, e é militante da Askapena há 15 anos.

Em Fevereiro deste ano, ficou-se a saber que o Ministério Público pede uma multa e seis anos de cadeia para Gabi, Unai, Walter, Dabid e Aritz e que solicita a ilegalização e dissolução das organizações Askapena, Askapeña, Herriak Aske e Elkar Truke. / Ver: askapena.org