segunda-feira, 15 de junho de 2015

Centenas pediram à Guarda Civil que se vá embora de Euskal Herria

Tal como nas edições dos últimos anos, no sábado uma multidão juntou-se, em Oñati (Gipuzkoa), para participar no Fan Hemendik Eguna e pedir à Guarda Civil que se vá embora do País Basco.

Em ambiente de festa, centenas de pessoas participaram nas várias iniciativas programadas, sendo a principal o cordão humano formado à volta do quartel da Benemérita, sob o lema «Fan Hemendik. Utzi bakean Euskal Herria» [Longe daqui. Deixem o País Basco em paz]. Na acção de protesto, que contou com música em directo, ouviram-se palavras de ordem como «Esos de ahí enfrente torturan a la gente» ou «Alde hemendik».

Este ano, o delegado do Governo espanhol na CAB, Urkixo, e a associação Covite tinham pedido ao Governo de Lakua que proibisse o «cerco ao quartel». Como isso não aconteceu, durante o «cerco», que decorreu sem incidentes, apareceram três representantes da Covite, o que, para os organizadores, representou uma «provocação». As senhoras exibiram cartazes em defesa da txakurrada. / Ver: naiz e topatu.info