terça-feira, 23 de junho de 2015

Almoço de apoio a Aritz Ganboa, militante da Askapena incriminado pelos fascistas espanhóis

Sábado, 27, realiza-se em Arruazu (Nafarroa) um almoço solidário com o militante internacionalista Aritz Ganboa, para quem o Ministério Público pede seis anos de cadeia, num processo em que também são incriminados Gabi, Unai, Walter e Dabid e se pede a ilegalização e dissolução da Askapena, da comparsa Askapeña, e das associações Herriak Aske e Elkar Truke.

Aritz Ganboa de Miguel é natural de Iruñea mas vive actualmente na localidade referida do Vale de Sakana. Envolveu-se na luta desde jovem, militando no movimento associativo (Donibaneko Gazte Asanblada) e estudantil (Ikasle Abertzaleak), bem como na defesa da língua basca (Arbazuko Euskera Taldia), no movimento dos insubmissos e contra a repressão.

Fez parte das brigadas da Askapena por diversas vezes e, como militante da organização internacionalista, foi detido em 28 de Setembro de 2010. Esteve dois dias e meio incomunicável e recebeu ordem de prisão. Foi libertado passados três meses, depois de pagar uma fiança no valor de 60 mil euros. Hoje, é pastor, membro do EHNE [Euskal Herriko Nekazarien Elkartasuna; sindicato agrário do País Basco] e das associações Belardi e Bizilur (iniciativas para promover a economia local e a soberania alimentar). / Ver: askapena.org