domingo, 28 de junho de 2015

Milhares de pessoas homenagearam Periko Solabarria em Barakaldo

Milhares de pessoas encheram a Herriko Plaza, em Barakaldo (Bizkaia), para participar na homenagem popular a Periko Solabarria, histórico militante da esquerda abertzale que faleceu no dia 24, com 85 anos. Na cerimónia, emotiva e com forte conteúdo político, participaram responsáveis de forças políticas, sindicais e organizações sociais, que destacaram a intensa militância política e sindical de Periko ao longo de toda a sua vida.

A homenagem pública começou com a chegada dos três filhos de Solabarria, que traziam as cinzas do militante e entraram na praça passando por um corredor de bandeiras vermelhas e ikurriñas. Com as cinzas no estrado, um grupo de dantzaris brindaram um aurresku de honra a Periko. O seu amigo e camarada Juanjo Zarraga foi o primeiro a intervir, tendo evocado a figura do padre e do professor na localidade mineira de Triano, onde foi «exemplo transformador e revolucionário» e «representou a esperança» para os mineiros e as suas famílias - «gente sem futuro e com um negro presente» - e conseguiu trazer para a luta nacional e social trabalhadores vindos de fora de Euskal Herria.

Durante a cerimónia, em que se ouviram palavras de ordem como «Jo ta ke irabazi arte» [sem descanso, até à vitória], «Independentzia, sozialismoa» e «Presoak kalera, amnistia osoa» [os presos para a rua, amnistia geral], foram lidas várias mensagens e comunicados - de Aragão, da Andaluzia, de presos políticos bascos. Também não foi esquecido o trabalho de Solabarria em defesa da juventude e das mulheres. Estiveram ainda presentes colectivos de Barakaldo com os quais Periko colaborou, gente do LAB e do Herri Batasuna. Txusa Padrones, também vereadora em Barakaldo pelo HB, disse que Solabarria é «uma referência na história do povo trabalhador basco», «resistente como o ferro das entranhas dos montes de Triano». Pablo Gorostiaga, ex-presidente da Câmara de Laudio e ex-membro da Mesa Nacional do HB, recordou o amigo íntimo como «um homem de acção» e, simultaneamente, próximo e solidário.

A cerimónia foi especialmente emotiva quando dezenas de pessoas colocaram cravos vermelhos junto às cinzas de Solabarria, enquanto os presentes entoavam o hino dos mineiros, e, depois, quando interveio a sua filha Enara. A cerimónia terminou com os presentes a cantarem o «Zutik emakumeak», «A Internacional» e o «Eusko Gudariak». / Ver: BarakaldoDigital, lahaine.org e SareAntifaxista [com extensas galerias fotográficas]

Leitura: «Agur eta ohore, Periko», de Amnistia Garrasia (amnistiaetaaskatasuna)