domingo, 6 de março de 2016

«Angola – 55 anos do início da luta armada»

[De Carlos Lopes Pereira] «O 4 de Fevereiro de 1961, arranque da luta armada de libertação nacional, não aconteceu por acaso.
No começo dos anos 60, em contexto mundial favorável – a emancipação dos povos da Ásia e da África avançava com o apoio do campo socialista –, a resistência em Angola ampliava-se. Na clandestinidade, os militantes do MPLA e outros patriotas "forjavam as armas da insurreição". O aparelho colonial era impiedoso, aumentava a violência policial, espalhava-se entre os opressores o medo do contágio patriota com a independência do vizinho Congo, as cadeias angolanas estavam repletas de simpatizantes da causa da liberdade.»
Foi há 55 anos. (odiario.info)

«Pornocracia», de Miguel Tiago (manifesto74)
Dirão os mais atentos: «Ah e tal, mas no socialismo e nas experiências de construção do socialismo também há e houve corrupção», e di-lo-ão certo! A grande diferença é que no socialismo a corrupção é uma anormalidade, um elemento que mina o sistema. E no capitalismo, a corrupção institucionalizada, legalizada, normalizada, é o cerne do funcionamento do sistema.