quarta-feira, 23 de março de 2016

Câmara de Arrasate avança para a «restrição» entre protestos

Com os votos a favor do PNV e do PSOE, a Câmara Municipal de Arrasate (Gipuzkoa) decidiu avançar para a criação de uma lei que regulamente a exibição em espaço público de pintadas, cartazes, faixas, autocolantes e semelhantes.

O EH Bildu, a Baleike e a Irabazi votaram contra a nova lei, considerando que se trata de um ataque à «liberdade de expressão». Piter Encinas (EH Bildu) acusou Oscar Garcia (PSOE) de ser «o sucessor de Joseph Goebbels – ministro nazi da propaganda». E baptizaram a nova medida como «lei mordaça».

A vereadora do PNV Anuska Ezkurra mostrou-se «disposta a ouvir» e explicou que o prazo de alegações se prolongaria durante um mês, por forma a incluir os contributos de todos contra a nova lei. Acrescentou que a nova lei não irá acarretar proibições.

Na sessão de Câmara, um grupo de cidadãos procurou expressar o seu desacordo com a «lei da mordaça». Pediram para se debater a questão, considerando «fundamental» fazê-lo «contra as imposições». Em seu entender, a «liberdade de expressão não pode ser apagada em nome da limpeza». / Ver: argia