terça-feira, 29 de março de 2016

Bilbaíno pode apanhar 2 anos e meio por protestar contra a troika

O Ministério Público (MP) pede dois anos e meio de prisão e uma multa de 120 mil euros para o morador do bairro de Deustua (Bilbo) que será julgado esta quinta-feira, 31. É uma das 12 pessoas imputadas na sequência dos protestos ocorridos quando da realização, na capital biscainha, do Fórum Económico Mundial, em Março de 2014. A dinâmica Eleak/Libre denunciou esta situação e convocou uma concentração.

No dia 3 de Março de 2014, o Museu Guggenheim foi palco do Fórum Económico Mundial, em que participaram representantes do FMI, do Eurogrupo e das mais altas instituições espanholas e da Comunidade Autónoma Basca. Ao longo desse dia, realizou-se uma grande manifestação de protesto e em vários pontos da cidade registaram-se confrontos entre polícias e manifestantes. A Polícia efectuou sete detenções e 12 pessoas foram incriminadas.

A Eleak/Libre informou que, neste momento, oito pessoas aguardam por julgamento e que o MP já solicitou penas para quatro delas (entre dois e quatro anos de prisão para cada uma e multa de 233 mil euros para os quatro). A plataforma referida criticou todos estes processos, considerando-os «injustos» e denunciando aquilo a que chamou o «roubo do direito a lutar pelos direitos». Também criticou o facto de em muitos processos a acusação «ser muito frágil».

Concentração na quinta-feira
Para apoiar o deustuarra que será julgado, defender os direitos e afirmar-se contra as políticas de excepção, a Eleak/Libre agendou para esta quinta-feira, às 10h30, uma concentração frente ao tribunal, na Rua de Buenos Aires. / Ver: naiz