quarta-feira, 30 de março de 2016

Dentro de 15 dias, novo julgamento político de bascos em Madrid

Faltam apenas duas semanas para o início do julgamento, no tribunal de excepção espanhol, dos navarros Iñigo Gonzalez, Jon Patxi Arratibel, Gorka Mayo, Iker Moreno e Gorka Zabala. Numa conferência de imprensa, hoje, em Iruñea, quatro dos incriminados no processo 4/2014 deram a conhecer várias iniciativas contra os julgamentos políticos.

Frente à Delegação do Governo espanhol em Nafarroa, Jon Patxi Arratibel, Gorka Zabala, Iker Moreno e Gorka Mayo alertaram que o Ministério Público os vai tentar encarcerar (pede oito anos para cada), mas afirmaram que «ser independentista e de esquerda não é ilegal», pelo que não prevêem outro cenário que não seja o da sua absolvição.

Para além disso, deram a conhecer várias iniciativas para os próximos dias. No dia 9 de Abril (11h00, Palácio do Condestável, Iruñea), terá lugar uma conferência sobre os julgamentos políticos, as leis e os tribunais de excepção, com a participação dos advogados Amaia Izko e Iñigo Iruin.

Apresentaram também a iniciativa #aztnugal1000aurpegi, tendo pedido às pessoas que mandem fotos de denúncia e reivindicação para o mail aznugal1000aurpegi@gmail.com.

Em colaboração com três navarros que serão julgados a partir de 17 de Maio (Roxika Iriarte, Eneko Compains e Joxe Aldasoro), irão ainda participar numa sessão de trabalho no Parlamento (dia 6) e têm um encontro agendado com o Defensor do Povo (dia 7).

Reportagem da AhotsaVer: ahotsa.info