quarta-feira, 9 de março de 2016

Municípios de Lea Artibai reclamam o «repatriamento» do preso Ibon Iparragirre

Os municípios da região biscainha de Lea Artibai vão enviar uma carta conjunta à Direcção das Instituições Penitenciárias a solicitar a aproximação imediata [«acercamiento inmediato» (sic)] do preso político de Ondarroa Ibon Iparragirre, que tem uma doença grave. Também pedem que possa ser atendido pelo seu médico de confiança.

Estas solicitações estão incluídas numa moção apresentada pelo EH Bildu e que já foi aprovada em Ondarroa, Lekeitio, Berriatua, Etxebarria, Ziortza-Bolibar e Mendexa. Nos próximos dias, prevê-se que seja abordada noutros municípios. Não é a primeira iniciativa que os municípios de Lea Artibai tomam sobre a questão. Se em Outubro todas as Câmaras Municipais manifestaram a sua preocupação quanto à situação de Iparragirre, agora decidiram «dar mais um passo» face ao agravamento do seu estado.

De acordo com a notícia veiculada por órgãos como naiz, argia e lea-artibai hitza, o passo consiste em solicitar que o preso ondarroarra – que tem Sida e sofre de várias complicações dela decorrentes – seja transferido para uma cadeia de Euskal Herria.