segunda-feira, 21 de março de 2016

Protestos em Arrasate contra a «lei da mordaça» que o município quer aprovar

Cidadãos e organizações de Arrasate (Gipuzkoa) levaram a cabo uma acção de protesto, na sexta-feira, 18, contra a «lei da mordaça» que o município quer aprovar na sessão de Câmara de amanhã, 22. Pintadas, cartazes, faixas, autocolantes, etc., tudo passa a estar sujeito a medidas restritivas. De limpeza.

Na sexta-feira, quem se juntou na Praça de Arrasate solicitou um debate em torno desta nova lei, considerando que, face a imposições, é fundamental debater. «A liberdade de expressão não pode ser apagada em nome da limpeza», acrescentaram. Apelaram ainda às pessoas para que apareçam amanhã na sessão de Câmara, para «apresentar o tema e as conclusões» por sua iniciativa.

Uma outra iniciativa contra a lei foi o mural que a Ernai de Arrasate realizou, «para homenagear todos os que até hoje usaram esta parede». Os promotores desta nova lei dizem que o objectivo é manter limpos os locais públicos e criar um ambiente agradável. O governo municipal é composto por PNV (8 vereadores) e PSOE (3 vereadores). / Ver: argia