sexta-feira, 18 de março de 2016

Cinco jovens julgados pelo corte da A-8 ficam a aguardar sentença

Os cinco participaram numa acção de protesto, em Janeiro de 2007, contra a declaração da organização juvenil, abertzale e revolucionária Segi como «terrorista» pelo Supremo Tribunal espanhol. O Ministério Público, que pedia dois anos e meio de prisão para cada um, reduziu o pedido de pena para 21 meses.

O julgamento teve lugar hoje, quase uma década depois do corte da A-8 junto às portagens de Zarautz. Com a redução do pedido de pena, Asier Alberdi, Naroa Ariznabarreta, Aritz Azkona, Ainara Ladron e Saioa Zerain não devem ter de cumprir tempo de prisão.

A data do julgamento foi alterada quatro vezes, na AN espanhola e no Tribunal de Donostia. Recentemente, esteve marcado para 2 de Março, mas Ainara Ladron, Naroa Ariznabarreta e Aritz Azkona não compareceram.

Na sequência disto, um juiz decretou ordem de detenção e prisão para os três, que se veio a concretizar – não sem que os jovens, que inicialmente foram encarcerados na cadeia de Martutene, fossem enviados para cadeias espanholas: Valhadolide e Logroño. Hoje, o juiz mandou-os seguir em liberdade, enquanto esperam pela sentença. / Ver: topatu.eus e argia