terça-feira, 8 de março de 2016

Gasteiz, 3 Março: juventude em luta

No passado dia 3 de Março, em que se assinalava o 40.º aniversário do «massacre de Gasteiz», os estudantes e a juventude revolucionária basca deixaram claro que não esquecem a história do seu povo e, no caso, da luta dos trabalhadores.

Sob o lema «M3 – oroimena, justizia eta borroka! Iragana ardatz, geroa lanabes!» [3 de Março – memória, justiça e luta! Eixo do passado, ferramenta do futuro!], centenas de jovens concentram-se de manhã junto à universidade para homenagear os cinco trabalhadores mortos a 3 de Março de 1976 na capital alavesa, bem como Juan Gabriel Knafo e Vincente Ferrero, ambos mortos em acções de protesto contra a repressão em Gasteiz – o primeiro em Tarragona (Catalunha), a 6 de Março, e o segundo em Basauri (Bizkaia), a 8 de Março.

Ao fim da tarde, uma enorme coluna de jovens juntou-se à manifestação que ligou a Praça da Virgem Branca e a Praça 3 de Março, em Zaramaga, na qual mais de 10 mil pessoas reclamaram o fim da impunidade para o massacre e afirmaram que a melhor homenagem aos trabalhadores é continuar a luta.

Martxoak 3 – Oroimena, justizia eta borroka! (Gazte Iraultza)

Ver também: «La Ertzaintza identifica a dos aficionados de Indar por una pancarta de recuerdo al 3 de marzo» (SareAntifaxista)