segunda-feira, 7 de março de 2016

«Os direitos das mulheres não podem esperar»

[De Movimento Democrático de Mulheres] O século XX foi um século de grandes lutas pelos direitos das mulheres e de conquistas difíceis que motivaram a luta das mulheres do mundo e que hoje correm sérios riscos de colapso com retrocessos nos direitos. Tal como no passado, as mulheres não permitirão que tais retrocessos ofusquem as suas perspectivas de terem uma condição social digna. As mulheres e o País precisam de políticas que anulem as medidas gravosas e que promovam o aprofundamento de direitos retomando os caminhos para a igualdade, o desenvolvimento, o progresso e a paz.
A Constituição da República Portuguesa, desde a sua aprovação em 1976, consagra e valoriza as conquistas sociais, económicas, políticas e culturais das mulheres.
O dia 8 de Março mantém hoje relevância nacional e internacional, embora surja, muitas vezes, desligado da sua origem histórica e da importância do papel, da participação e da luta das mulheres, perpetuando-se a invisibilidade das discriminações e desigualdades a que ainda estão sujeitas. (mdm.org.pt)

«Gora borroka feminista», de Elkartzen (elkartzen.org)
El patriarcado se asienta en la estructura ideológica política y económica de las sociedades, manifestándose mediante la explotación, opresión y dominación de la mujer. Así, la división sexual del trabajo es irrenunciable e utilizada por el capitalismo para su supervivencia. La ideología patriarcal se impone en todas las esferas de nuestras vidas, de tal forma que hombres y mujeres, no sufrimos de igual forma las consecuencias de la precarización. Si en 1996 por cada hombre en situación de pobreza había 3 mujeres, hoy en 2015, por cada hombre en situación de pobreza hay 5 mujeres!