sábado, 19 de março de 2016

Ospa Mugimendua: «Ocupam as nossas ruas e estradas para impor as suas leis»

O movimento associativo, anti-repressivo Ospa, de Altsasu (Nafarroa), dá conta de um novo aumento da «actividade repressiva», concretamente no que diz respeito a multas e à sua aplicação discricionária.

Numa nota a que o portal hitzondo.net teve acesso, o Ospa afirma ter recebido as notificações de moradores que foram alvo de uma queixa «por participarem em mobilizações não autorizadas». No caso, trata-se de mobilizações do princípio de Fevereiro, que se enquadraram nas acções de protesto contra a operação policial em que foram detidos 18 hintxas da torcida do Osasuna Indar Gorri, dois dos quais altsasuarras.

O Ospa destaca o facto de «em nenhuma dessas mobilizações ter havido identificações, nem existir qualquer prova de que [os visados] sequer tenham participado nelas». O movimento anti-repressivo entende que, «a golpe de multa e mordaça», «as forças de ocupação continuam a submeter [Altsasu] a um regime repressivo», limitando a liberdade de expressão. «Ocupam as nossas ruas e estradas para impor as suas leis e o seu projecto à força, sob a ameaça das suas armas», afirma. / Ver: hitzondo.net