sábado, 29 de agosto de 2009

Aumento de ataques e ameaças com a assinatura da falange em Nafarroa


Este ano, já houve perto de uma dezena de ataques fascistas em Nafarroa. Muitos deles surgiram com a assinatura da Falange, como aconteceu no fim-de-semana passado em três bares de Iruñea [Pamplona] e nos monólitos em lembrança das vítimas do franquismo colocados no monte Ezkaba e em Aitzoain.

O monumento aos falecidos na fuga da prisão do forte de San Cristóbal, no monte Ezkaba, e a placa em memória dos fuzilados pelo franquismo colocada no cemitério de Aitzoain foram alvo de acções de sabotagem no fim-de-semana passado, assim como diveros bares de Iruñea. Em todos estes lugares apareceram inscrições ameaçadoras com a assinatura da Falange. A estes acontecimentos há a acrescentar aquilo que se passou em Arbizu e Orkoien no dia 22: soube-se que a Câmara Municipal de Arbizu e um veículo do Município de Orkoien que é habitualmente utilizado por um membro da esquerda abertzale foram alvo de ataques fascistas, através de inscrições de cariz intimidatório contra o autarca e vários edis independentistas nas quais surgia o símbolo falangista do jugo e das flechas.

O Movimento pró-Amnistia, por seu lado, manifestava na segunda-feira - numa nota em que denunciava os ataques contra os bares Zurgai, Ezpala e Ipar Gorri - que este tipo de acções se pode repetir no futuro, tornando-se inclusive mais «graves», em virtude da aposta na «repressão selvagem» do Estado espanhol. E lembrava que as inscrições intimidatórias contra estes três estabelecimentos iruindarras aparecem apenas dias depois da causa aberta na Audiência Nacional espanhola contra o Ezpala e o Zurgai por terem expostas fotografias de presos políticos bascos.

Na sequência: «Ameaças personalizadas»
[...] Ontem [dia 24], UPN, PSN e CDN denunciaram os ataques aos monólitos antifranquistas de Ezkaba e Aitzoain, enquanto NaBai e Batzarre também mencionaram as inscrições ameaçadoras contra os três bares iruindarras. Ao contrário do que sucede noutras ocasiões, nenhuma destas formações exigiu a condenação destes actos a uma formação concreta. Assim, o Movimento pró-Amnistia criticou a «hipocrisia» da Câmara Municipal de Iruñea, que se recusou a apagar as inscrições realizadas nos bares citados.

Registo de partidos políticos
Como consta dos dados apresentados, muitos destes ataques aparecem subscritos pela Falange sem que tenha havido qualquer investigação policial ou judicial para esclarecer a existência da ligação a uma determinada organização. Actualmente, existem 13 partidos políticos legalizados e registados no Ministério do Interior espanhol que aludem a essa organização fascista responsável por de milhares de mortes durante a guerra de 36 e cujo nome esteve ligado à ditadura franquista, do princípio ao fim.
A Falange Espanhola das JONS é a mais antiga e foi legalizada em 1976. A última organização criada é a Falange 2000, que se legalizou nesse mesmo ano.

Manex ALTUNA

Notícia completa: Gara

Tasio (Gara)


Mais informação e notícias relacionadas:

«Destroços e pintadas no monumento aos foragidos do Forte de San Cristóbal», em lahaine.org

«Novo ataque fascista à Ezpala Taberna», em SareAntifaxista

«O terrorismo fascista renasce em Euskal Herria, perante o silêncio dos "democratas"» (com vídeo), em kaosenlared.net

«Ataques fascistas em Arbizu e Orkoien», em ezkerabertzalea.info

«O LAB apela à organização de uma resposta popular contra os ataques fascistas», em kaosenlared.net

"Denunciamos estes ataques ocorridos em diversos locais e enquadramo-los na ofensiva geral do fascismo espanhol".

Ver também o acompanhamento da situação em nafarroan.com


Ataques mais recentes e também noutros herrialdes:

«Ameaças fascistas na Câmara Municipal de Oiartzun» (Gipuzkoa), em askatu.org
Apareceram várias inscrições com a assinatura da Falange, entre as quais "Gora España" e "Vigilancia y Terror Falangista".

«Ataque fascista contra o cemitério de Berriobeiti» (Nafarroa), em antifaekintza via lahaine.org
"Nos seus muros exteriores, concretamente no frontal e num lateral, apareceram inscrições contra as vítimas do franquismo e outras de conteúdo fascista".

«Pintadas nazi-fascistas nos túmulos de Lasa e Zabala», em SareAntifaxista
"As inscrições - 'Cerdos comunistas' e 'Gora Galindo' - foram realizadas na noite de 27 para 28 nos túmulos de Josean Lasa e Joxi Zabala, em Tolosa (Gipuzkoa)".

«Eraso faxista! Argia Ikastola erasotua», em SareAntifaxista
A Argia Ikastola, de Fontella, na Erribera de Nafarroa, foi alvo de um ataque nazi-fascista pela segunda vez: nas paredes e numa das portas apareceram inscrições como «ikastola nidos de E.T.A», «escuela de etarras» ou «el euskara es E.T.A»).