sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Nas festas de Gasteiz, não tem faltado a solidariedade... nem a repressão

Na quarta-feira, centenas de pessoas recordaram os presos gasteiztarras
Num contexto em que qualquer mostra de solidariedade com os perseguidos políticos bascos tem sido perseguida com dureza em numerosas localidades bascas, é de sublinhar que centenas de pessoas se tenham manifestado na quarta-feira em Gasteiz, mostrando assim que, por mais que o conselheiro do Interior, o seu homólogo espanhol o juiz de turno da Audiência Nacional espanhola se empenhem, os presos e os refugiados vão continuar a ser lembrados pelos seus familiares, amigos e conterrâneos.

Como acontece todos os anos no Dia da Amnistia das festas de Gasteiz, numerosas pessoas sentaram-se à volta de uma mesa para participar no almoço popular a favor dos presos. O evento solidário estava marcado para as 15h no polidesportivo do Campillo, e tanto os pratos principais como a sobremesa tiveram por acompanhamento um grande ambiente.
À noite, pelas 21h, uma manifestação partiu da praça da Virgem Branca em direcção ao recinto festivo para reivindicar os direitos dos prisioneiros políticos bascos.

Pouco antes de começarem as festas, membros do serviço de limpeza do Município de Gasteiz removeram o painel da Rua Cuchillería, onde durante anos se mostraram as fotografias dos perseguidos políticos gasteiztarras. Contudo, apenas algumas horas depois a rua inteira apareceu repleta de retratos e faixas em que se exigia a amnistia.

Retiram cartazes de apoio aos presos na Alde Zaharra de Gasteiz
Ontem, a Ertzaintza vigiou e protegeu a retirada de cartazes e faixas de apoio aos presos políticos bascos na Parte Velha de Gasteiz.
Voltaram a eliminar os cartazes solidários colocados na Rua Cuchillería após a remoção de um painel de apoio aos presos políticos na terça-feira, dia do início das festas na capital de Araba, e também retiraram cartazes na Rua San Vicente.

Fonte: Gara e Gara
-
Na imagem do topo: logo das txosnas de Gasteiz, que é para a malta se divertir nas festas promovidas pelo movimento popular.
-
Já hoje, em Nafarroa, a Polícia Foral atacou as fotos dos presos
A perseguição policial que se abate sobre as fotos dos presos e as mostras de solidariedade conheceu hoje mais um episódio, desta vez em Baztan, belíssimo município situado no Norte de Nafarroa.
Vários agentes à paisana, que se identificaram como agentes da Polícia Foral e que mostraram uma ordem da Audiência Nacional espanhola, levaram fotografias de presos políticos bascos de diversos bares de Baztan, nomeadamente do Zubipunta, em Erratzu, e do Intza, em Elizondo.
Fonte: Gara