domingo, 16 de agosto de 2009

Dezenas de txantreanos apoiam os processados da «herriko» Zurgai


Uma empregada e o responsável máximo da herriko Zurgai, na Txantrea (bairro de Iruñea), terão de se deslocar a Madrid na terça-feira para prestar declarações na sequência da queixa apresentada pela Procuradoria, mas não estão sós. Assim ficou demonstrado na conferência realizada ontem ao meio-dia em frente ao estabelecimento - que continua aberto, apesar de algumas informações erradas -, na qual participaram várias dezenas de txantreanos de todas as idades.

Perante esta notificação sem precedentes - são acusados de não terem querido retirar as fotos dos presos do bar -, os moradores realçaram que de forma alguma podem ser acusados de «enaltecimento», antes de «responsabilidade e compromisso para com os nossos conterrâneos presos e com a solução do conflito». Tacharam este tipo de agressões como «respostas falhadas» e, face a isso, manifestaram a «disposição para trabalhar por uma nova fase política, de forma a alcançar um cenário democrático em que todos os projectos se possam concretizar em igualdade de condições». Referiram ainda que será nessa altura que terá lugar «o desaparecimento definitivo de todas as fotos dos presos, após a sua libertação».

Desmentem a Polícia
A conferência de imprensa, em que os dois imputados estiveram presentes sem intervir, também serviu para desmentir a versão policial, segundo a qual ambos se recusaram a retirar as fotos quando os agentes lho ordenaram. Os habitantes da Txantrea afirmaram que não foi assim: «Limitaram-se a dizer-lhes que não tinham autoridade para tal e que, se os polícias assim o entendessem, as retirassem eles mesmos».
Deixaram claro ainda que o bar continua aberto e que se comprometem a dinamizar as suas actividades. De facto, os jornalistas ali presentes foram convidados de modo expresso a entrar e a tomar alguma coisa.
Esta ofensiva atingiu especialmente a Txantrea. Para além da queixa e da notificação contra a Zurgai, há ainda a queixa contra a peña Armonía Txantreana por causa de uma faixa e os obstáculos que são colocados à concentração semanal, «que se realiza desde os anos 70».
R.S.

Fonte: Gara