sábado, 29 de agosto de 2009

Presos


A Ertzaintza carregou sobre os cidadãos que recebiam Maite Aranalde, em Ibarra (Gipuzkoa)
Maite saiu ontem da prisão de Soto del Real depois de pagar uma fiança de 12 000 euros. A Audiência Nacional espanhola proibiu a recepção. Vídeo e Fotografias.
Fonte: askatu.org

Ver também: «Beijos, abraços e lágrimas que nem um juiz nem a Ertzaintza conseguem domar», de Oihana Llorente, em Gara
"Quando abraçar uma sobrinha é razão para se ser preso e saudar uma amiga que não se vê há muitos anos é «enaltecer o terrorismo», existe um abismo entre a lógica e a «justiça». A chegada de Maite Aranalde, na quinta-feira à noite, fez com que aflorassem centenas de sentimentos sem que o pânico disseminado pelos cacetetes os conseguisse reprimir".

Primeira recepção a Juan Carlos Iriarte depois de sair da prisão
O preso político basco foi detido pela primeira vez em 1992 e saiu em liberdade após vários anos de prisão. Exigiram-lhe posteriormente que cumprisse a pena na íntegra e pôs-se em fuga, sendo detido pela Polícia francesa em 2007 Ipar Euskal Herria e deportado para Espanha. Desde então esteve na prisão de Teruel.
Na quinta-feira, os moradores do bairro de Antiguo (Donostia) preparam-lhe uma primeira cerimónia de boas-vindas.
Fonte: askatu.org

Os presos de Topas (Salamanca) mantidos em regime de isolamento, em luta
Exigem que os tirem da solitária e denunciam o facto de, nos últimos tempos, as suas condições de vida se terem agravado continuamente, sobretudo desde que houve uma mudança de director.
Fonte: askatu.org

Almoço a favor dos presos em Larresoro (Lapurdi)
Hoje, irão recordar que a presa Argi Perurena, natural da localidade, já se encontra há 10 anos na prisão. O dinheiro que se conseguir juntar no almoço será destinado às presas e aos presos políticos.
Fonte: askatu.org