sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Do fascismo: Lakua proíbe a marcha em defesa da Gaztesarea e a convocada para amanhã pela esquerda 'abertzale'

O Departamento do Interior de Lakua proibiu a manifestação convocada para as 18h horas de hoje no Boulevard de Donostia contra a operação policial que se abateu sobre a Gaztesarea, denunciou o movimento juvenil. «Nem sequer nos deixam protestar», afirmaram, antes de fazerem um apelo à mobilização, mas meia hora mais tarde do que o inicialmente previsto.

Na operação policial que se queria denunciar na marcha agora proibida foram presos Iker Acero, Alberto Martínez e Arkaitz Artola, acusados de «colaborar» com a Segi por terem publicado na página de Internet os resultados de uma sorteio de rifas alegadamente organizado pela organização juvenil. Dois dias depois das detenções, a 31 de Julho, o juiz Fernando Andreu deixou sair os três em liberdade.

Lakua também proíbe a manifestação de amanhã
O Departamento do Interior de Lakua proibiu a manifestação convocada pela esquerda abertzale para amanhã em Donostia, antes do início das festas da Aste Nagusia [Semana Grande].

Argumentos utilizados para a proibição: pode provocar «desordem pública» e pôr em perigo «os bens e a segurança dos cidadãos»; quem convocou a marcha «possui uma larga trajectória de associação a formações agora ilegalizadas»; a marcha que marca o início da Aste Nagusia «foi historicamente instrumentalizada e utilizada por organizações políticas hoje ilegalizadas e dissolvidas»; na conferência de imprensa em que se anunciou a manifestação «participaram de maneira activa pessoas que estiveram ligadas a organizações agora ilegalizadas, como o ex-membro do Batasuna Iñigo Balda».

O ano passado a manifestação foi autorizada e decorreu sem qualquer incidente.

Fonte: Gara

------------------------------------------------------------------------










De acordo com notícia publicada no Gara às 19h29: a Ertzaintza carregou sobre os manifestantes que defendiam a Gaztesarea

Apesar de Lakua ter proibido a manifestação marcada para hoje à tarde em Donostia, cerca de 150 pessoas juntaram-se na Konstituzio plaza para denunciar a operação policial contra a Gaztesarea.
Ali, realizaram um pequeno acto informativo e de protesto relacionado com a ofensiva contra o movimento juvenil e a liberdade de expressão. Saíram dali percorrendo as ruas da Alde Zaharra sem que se registassem incidentes mas, ao chegar ao Boulevard, a Ertzaintza "começou a carregar" e as pessoas tiveram de correr dali para fora. Segundo o Gara conseguiu apurar, não houve detenções e o ambiente está tranquilo, apesar de as furgonetas e outras viaturas da Ertzaintza ainda andarem pela Parte Velha.
-
Fonte: Gara
-
Fotos: kaosenlared
-
No final da nota enviada pelo movimento juvenil lê-se:

Ez gaituzue ixilduko! Gaztesarea aurrera!
Não nos calarão! Viva a Gaztesarea!

Aurrera!
---------------------------------------------------------------
Atzo eta gaurko faxismoaren kontra / contra o fascismo de ontem e de hoje

1976ko maiatzaren 01a / 1 de Maio de 1976
Manuel Fraga Iribarne (embaixador, vice-presidente do Governo e ministro franquista):
«A rua é minha».
-
2009ko abuztuaren 05a / 5 de Agosto de 2009
P. López (representante ordinário do estado totalitário espanhol na CAB) avisa:
«A rua é nossa».
-
Faxistak, EHtik kanpora! Alde Hemendik!
-