domingo, 30 de agosto de 2009

Udan ere, ikusi Apurtu Telebista! / Também no Verão, vê a Apurtu Telebista!

-
Para além da Apurtu Telebista, outras sugestões:

«As sementes que sempre brotam», de Amparo LASHERAS, em kaosenlared.net
"O meu horror nestes dias nasce da certeza, perigosa mas real, de saber que Euskal Herria enfrenta um novo fascismo espanhol"

«O último degrau», de Antonio ÁLVAREZ-SOLÍS, em Gara
"Depois da leitura do artigo de Amparo Lasheras «As sementes que sempre brotam», publicado no domingo passado, Antonio Álvarez-Solís acrescenta agora alguns pontos sobre o tema e matiza a afirmação de Lasheras acerca do 'novo fascismo espanhol', pois em seu entender trata-se 'do culminar desse fascismo que ganhou a guerra de 1939-45', a cuja descrição procede seguidamente".
-
«Basta de atentados!», de Oier AZKARRAGA, em kaosenlared.net
"Não precisamos que se chame GAL, não precisamos que ninguém subscreva as acções, ainda que agora em Nafarroa a Falange as assine. Sabemos bem quem são"

«Spain's Dark Past», documentário na BBC World News
"Sue Lloyd-Roberts reports from Spain, as it confronts it's fascist past.
Spanish society is struggling to come to terms with its fascist past as General Franco's victims are exhumed from mass graves across the country.
Sue Lloyd-Roberts travels to Spain to report on a nation still bitterly divided over the legacy of its past.
Showing From Wednesday 26th August on BBC World News"
Fonte: bbcworldnews.com

Próximas emissões: 30/08/2009
Hora de Portugal: 14h30 / 21h30
Hora de Euskal Herria: 15h30 / 22h30
Hora do Estado espanhol: 15h30 / 22h30
-
Nota: ainda não tivemos oportunidade de ver o documentário; a sugestão chegou-nos hoje mesmo, pelo correio, com a indicação de ser "imperdível", iluminando passado e presente.
Nota 2 (dando-se o caso de ainda aqui estarmos): Já vimos, gravámos e recomendamos; a Sra. da Justiça espanhola ficava bem no lugar de Pôncio Pilatos.
-
Num resumo de Maio da Ekinklik, escrevemos erradamente o genitivo "maiatzako", tomando "maiatza" como radical; mas não é o caso, pois o radical é "maiatz" e, assim sendo, o genitivo é "maiatzeko". Fica a nota e a explicação sobre o que emendado está. O euskara fica a ganhar neste espaço e nós felizes com isso.
-
Oraindik oporretan gaude. Ainda estamos de férias, mas sempre atentos e dispostos a quebrar este silêncio vergonhoso e hipócrita.
Euskal presoak, Euskal Herrira! Maite zaituztegu! Osasuna eta askatasuna! Saúde e liberdade!