terça-feira, 4 de agosto de 2009

A perseguição policial às fotos dos presos políticos chega a Nafarroa


A «caça» às fotografias dos presos políticos bascos por parte da Polícia espanhola chegou agora a Nafarroa, e mais concretamente a Iruñerria [comarca de Pamplona]. Ontem de manhã, os agentes entraram no bar Zurgai, na Txantrea, e na Basajaun Taberna, de Atarrabia.

Ontem de manhã, bem cedo, várias patrulhas da Polícia espanhola entraram no bar Zurgai - a herriko taberna do bairro da Txantrea -, e mandaram retirar as fotografias dos presos que havia no local, dizendo que se tratava de uma ordem da Audiência Nacional espanhola.
Os empregados que se encontravam no Zurgai ouviram a mensagem, e os agentes foram-se embora avisando que voltariam ali para retirar as fotos.

Por volta das 11h40 ocorreu uma intervenção semelhante na taberna Basajaun, em Atarrabia. Neste caso os agentes da Polícia espanhola apareceram acompanhados por uma pessoa que representava a Procuradoria e arrancaram logo as fotografias dos presos que se encontravam naquele local.
Levaram ainda um cartaz e alguns panfletos e, antes de se irem embora, ameaçaram processar os donos da taberna no caso de as fotos aparecerem de novo.

Apelo à delação
Estas primeiras actuações policiais contra fotografias de presos políticos navarros ocorreram apenas quatro dias depois de a delegada do Governo espanhol em Nafarroa, Elma Sáiz, ter feito um apelo a todos os bufos para que denunciem os locais onde existam estas lembranças a familiares e amigos presos.
No dia 30, Elma Sáiz pediu que «não se deixe qualquer vislumbre de impunidade» relativamente à ETA. No dia seguinte houve uma reunião de representantes da Guarda Civil, da Polícia espanhola e da Polícia Foral para elaborar um calendário conjunto de actuação contra quem recordar os familiares ou amigos presos através de simples fotografias.

Iñaki VIGOR

Fonte: Gara