domingo, 16 de agosto de 2009

Onze detidos em Berlim por reivindicarem um acordo de paz para Euskal Herria

Os Mugarik Gabeko Ekintzaileak [Activistas sem Fronteiras] deram-se a conhecer com uma acção-protesto no estádio de Berlim, onde estão a decorrer os Mundiais de atletismo. A sua primeira acção centrou-se na reivindicação de um acordo de paz duradouro em Euskal Herria. Há onze activistas detidos.

Aproveitando o facto de na capital alemã estarem a decorrer os Mundiais de atletismo, onze activistas dos Mugarik Gabeko Ekintzaileak / Activistas sem Fronteiras realizaram ontem uma acção-protesto com a reivindicação de que «é possível um acordo de paz duradouro em Euskal Herria».

Com esse mesmo lema, e emulando as Giraldillas do Mundial de Sevilha 1999, dois dos activistas irromperam na pista de atletismo. Enquanto um deles foi imediatamente neutralizado, o segundo pôde solicitar um acordo de paz duradouro para Euskal Herria perante milhares de pessoas. Para esse efeito, abriu uma faixa em que esse lema era visível e na qual apareciam as cores espanhola, francesa e basca, em alusão ao facto de que o acordo deve ter lugar entre os dois estados e Euskal Herria.

Também mostraram as bandeiras sul-africana e irlandesa, como exemplos de que a paz é possível. «Mas entendendo que a paz chegará a partir do respeito pelos direitos humanos de todas as partes», referiu ao Gara um destes activistas.

Enquanto dois dos activistas protestavam disfarçados de mascote dos Mundiais, outros quatro, cada qual com o seu ajudante, subiram a outras tantas colunas do estádio, onde abriram várias faixas. Numa delas podia-se ler «Autoderminazioa erreferenduma, bai noski!» [Referendo sobre a autodeterminação, claro!], com a bandeira do Saara, mostrando que os acordos de paz devem ser cumpridos.

Onze activistas foram detidos e ontem ao final do dia ainda não tinham sido postos em liberdade.

Fonte: Gara


Na abertura dos Mundiais de atletismo de Berlim, pediu-se um acordo de paz duradouro. Fonte: apurtu.org / Mais informação: activistswithoutborders.net