sexta-feira, 7 de agosto de 2009

O México entrega um basco a Madrid depois do atrevimento de Caracas


Poucas horas depois de ser posto em liberdade, o refugiado basco Iñaki Etxeberria constata que se passou «alguma coisa de estranho» para forçar a sua deportação da Venezuela. Interrogatórios «ilegais» da Interpol, dia e lugar da detenção incorrectos, desculpas para adiar a resolução... Tudo isso associado à visita do ministro espanhol dos Negócios Estrangeiros, Miguel Ángel Moratinos, na semana passada. Finalmente, Caracas disse não.

Na sequência ver a informação relacionada com o processo de detenção, ameaça de extradição e julgamento de Iñaki Etxeberria e a abordagem à perseguição que o Estado espanhol move contra os refugiados bascos. Notícia completa, de Manex Altuna, em Gara.

Entretanto, para compensar o México expulsa um refugiado basco
Ontem, o juiz da Audiência Nacional espanhola Baltasar deu ordem de prisão ao ex-refugiado basco Juan Manuel Intziarte, que tinha sido detido de manhã no aeroporto de Barajas depois de ser expulso do México.
As agências noticiosas espanholas indicaram que a detenção de Intziarte começou a ganhar corpo depois de uma «denúncia anónima» que dava conta da presença irregular do refugiado basco no México, pelo que as autoridades desse país teriam decretado a sua expulsão.
As mesmas fontes referiram que residia no México desde 1996. O donostiarra, de 55 anos, foi preso assim que chegou a Barajas pela Polícia espanhola, que divulgou um vídeo policial com as suas imagens. Garzón decidiu encarcerar Intziarte em Soto del Real a pedido da Procuradoria, assegurando que o refugiado basco teria participado em várias acções armadas da ETA.