domingo, 11 de outubro de 2009

Antifaxista Eguna: as informações apontam para seis pessoas detidas durante os confrontos



A Polícia espanhola carregou sobre quem pretendia aproximar-se da Plaza Blanca de Navarra, onde uns 50 fascistas protagonizaram um acto político interrompido por diversas vezes

Jovem detida por polícias espanhóis. Segundo consta, ficou em liberdade depois de ser identificada

O dia de hoje foi tenso em Iruñea. Às 10 da manhã, grupos antifascistas reuniram-se na Plaza del Castillo, apesar do mau tempo. Depois de um almoço e uma homenagem às pessoas que faleceram por causa do fascismo, uma manifestação com cerca de 1000 pessoas percorreu as ruas do centro da capital navarra, seguindo o lema «Faxismoaren aurrean mila kolore» [Contra o fascismo, mil cores].


Cerca de mil pessoas participaram na manifestação antifascista

Depois dessa manifestação, grupos de pessoas tentaram aproximar-se da Plaza Blanca de Navarra, mas foram interceptados por um forte contingente policial, e as cargas policiais, as barricadas e os confrontos alastraram a toda a zona centro. A dada altura, um outro grupo de pessoas atacou a Polícia antimotim na rua Castillo de Amaiur, e as pedras e as garrafas lançadas chegaram até à Plaza Blanca de Navarra.

Jovem identificado por polícias espanhóis na Plaza Blanca de Navarra

Cara a cara
Na verdade, algumas pessoas conseguiram chegar a esta praça para insultar os fascistas, tendo sido espancados pelos polícias, que não permitiam que ninguém interrompesse o comício falangista. Uma mulher, de origem sul-americana, conseguiu chegar ao atril onde se realizava o comício da Falange e, depois de arrebatar um megafone, gritou «viva a liberdade». Vários fascistas caíram-lhe em cima e a Polícia encarregou-se de a levar dali. Uma outra mulher foi também desalojada depois de mostrar uma bandeirola a favor dos presos políticos bascos.

Havia apenas cinquenta falangistas, a maioria deles vindos de Madrid em carros particulares escoltados pela Polícia espanhola

Seis detidos
Às 16h realizou-se uma assembleia na Nabarreria, onde se informou que poderiam ser 6 as pessoas detidas. Pensa-se também que um jovem terá sido conduzido ao hospital depois de violentamente espancado por polícias espanhóis. Convém destacar ainda a participação de polícias municipais nos incidentes. Os agentes locais iam apetrechados com material antimotim e passaram toda a manhã ao lado da Polícia Nacional espanhola.
Fonte: apurtu.org