segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Em Nafarroa, ridículos de sobra da opressão espanholista


Pedem o arquivamento do processo contra os vereadores da esquerda abertzale de Berriozar
Os três vereadores da esquerda abertzale de Berriozar que foram obrigados a prestar declarações na Audiência Nacional espanhola por causa do lançamento do foguete nas festas, na sequência de uma intensa campanha mediática posta em marcha por UPN e PSN e da perseguição judicial consequente, viram como no sábado os seus conterrâneos lhes davam mostras de um amplo apoio social.
Moradores de Berriozar, pertencentes a colectivos e associações de diversos âmbitos da vida cultural, desportiva, social e política da localidade, vieram anunciar em conferência de imprensa, pela voz de Pepi Iñarra e Aitor Oteiza, o seu apoio ao trabalho desenvolvido por estes três vereadores da esquerda abertzale, expressando ainda a sua indignação por aquilo que qualificaram como uma «polémica inventada».
Iñaki VIGOR
Notícia completa: Gara

Dois sócios de «peñas» de Iruñea acusados pelas faixas das festas de San Fermin
Na sequência do processo aberto pela Polícia Municipal de Iruñea contra as peñas San Fermín e Armonía Txantreana, no qual lhes era atribuído um «possível delito de enaltecimento do terrorismo» pelo conteúdo das faixas que realizaram para as festas de San Fermin, dois sócios das referidas agremiações foram citados para prestar declarações na qualidade de processados.
Para denunciar esta situação e acompanhar os sócios imputados, foi convocada uma concentração para a próxima quarta-feira, às 9h30, em frente à Audiência de Iruñea [Pamplona] com o lema «Acabem com os ataques às peñas. Liberdade de expressão».
Companheiros dos dois imputados criticaram o «empenho» do governo municipal em «criminalizar» os colectivos que trabalham «pela cultura, o ócio e a diversidade».
I.V.
Fonte: Gara