terça-feira, 27 de outubro de 2009

PreSOS e solidariedade


«Gogor» e Josetxo Jauregi recordados em Zornotza 28 anos depois
No dia 21 de Outubro passaram 28 anos sobre a morte Andrés Izagirre, Gogor, que foi homenageado neste sábado em Zornotza (Bizkaia) juntamente com o ibartarra Josetxo Jauregi. Estes dois militantes da ETA foram abatidos a tiro num confronto com a Guarda Civil, em Pasaia (Gipuzkoa). Na homenagem participaram umas cem pessoas, que se deslocaram até ao cemitério da localidade biscainha. Familiares e amigos de Izagirre depuseram flores em frente ao seu túmulo e todos os presentes deixaram um cravo vermelho no local.
Sem visitas em Badajoz
Por outro lado, no sábado de manhã familiares e amigos dos presos políticos bascos que se encontram em Badajoz foram inspeccionados e revistados pela Polícia espanhola e pelos funcionários prisionais ao chegarem, como o fazem todos os fins-de-semana, ao centro penitenciário. Alguns deles recusaram-se a passar por aquilo, e o centro penal proibiu-lhe as visitas. O Movimento pró-Amnistia veio afirmar, em face do sucedido, que o Governo espanhol quer «apagar» a solidariedade com os presos políticos e que «para isso não se limita unicamente a retirar fotografias».
A Ertzaintza em Balmaseda
Em Balmaseda (Bizkaia), a Ertzaintza apareceu no recinto das festas e exigiu que fossem retiradas as imagens dos presos. Como as pessoas que se encontravam nas txosnas nessa altura se recusaram a satisfazer tal pretensão, consta que os agentes, embora não tendo identificado ninguém, anotaram os nomes das pessoas que andavam a laurear a pevide pelo recinto festivo.
Fontes: Gara, askatu.org e askatu.org

Mobilizações pelo fim da repressão nas universidades
Amanhã, haverá diversas mobilizações nas faculdades de Euskal Herria como resposta aos ataques repressivos das últimas semanas.
Na sequência das detenções e encarceramentos de membros da esquerda abertzale, do acórdão do Supremo espanhol contra as Gestoras-Askatasuna, que levou à detenção de mais oito pessoas, dos ataques a presos políticos bascos, da limitação de direitos, os jovens vão-se mobilizar nas universidades. 28 de Outubro, lotu mobilizazioetara!
Fonte: askatu.org

Problemas com a Ertzaintza em várias concentrações
Ontem à noite houve problemas com agentes de rudolf nas mobilizações pró-presos em Santurtzi (100), Santutxu (80) e Añorga (15). Em Santutxu irromperam pela herriko taberna adentro. Também houve concentrações solidárias em Otxarkoaga (18), Ondarroa (76), Iurreta (38), Ataun (25), Zaldibia (22), Euba (12), Zorrotza (27), Zaldibar (16), Laudio (42) e Altza (31).
Fonte: Gara


Amaia Urizar saiu hoje da prisão de Córdova
A presa política bilbotarra Amaia Urizar saiu hoje em liberdade, depois de cinco anos na prisão. Foi detida em Bilbau no dia 29 de Outubro de 2004 pela Guarda Civil e, depois de passar por um período de incomunicação, relatou ter sido torturada de forma particularmente cruel, o que tornaria o seu caso bastante conhecido. Ao longo dos cinco anos de prisão, conheceu a criminosa política de dispersão imposta pelo Estado espanhol, passando por Soto, Brieva, Granada e Córdova.
Fonte: askatu.org

Amaiaren tortura testigantza / Relato de tortura de Amaia (cas.)

Primeira cerimónia de boas-vindas a Borxa Urberuaga, em Gernika
O Borxa foi detido em Lapurdi no dia 24 de Outubro de 2007 pela Polícia francesa e enviado para a prisão de Muret. Depois disso, o Estado espanhol emitiu um mandado de captura a nível europeu, o que o levou conhecer ainda, na Península, os resorts de Valdemoro, Puerto e Jaen. Saiu agora em liberdade.
Fonte: askatu.org

Solidariedade com Josu Beaumont em Beruete
Nesta localidade navarra, cerca de 100 pessoas vieram para a rua em solidariedade com Josu Beaumont, uma das oito pessoas recentemente encarceradas pelo Estado totalitário espanhol na sequência de um acórdão emitido pela justiça contra as Gestoras-Askatasuna. Para além de manifestarem a sua solidariedade, os cidadãos que ali se concentraram exigiram a liberdade do preso político.
Fonte: askatu.org