terça-feira, 13 de outubro de 2009

A Polícia espanhola detém uma dezena de independentistas, entre os quais Otegi, Díez e Etxeberria, na sede do LAB

Tasio (Gara) [Conhecem o vampiro-estrela? E a história, conhecem? Claro que sim!]

Agentes da Polícia espanhola entraram na sede do LAB em Donostia e prenderam Arnaldo Otegi, Rafa Díez, Rufi Etxeberria, Sonia Jacinto e Arkaitz Rodríguez. Pouco antes, tinha detido Mañel Serra em Hernani, quando se dirigia para ikastola Langile. No âmbito da mesma operação, também foram detidos Amaia Esnal, Txelui Moreno e Miren Zabaleta. Às 21h20 Otegi, Díez, Etxeberria, Jacinto e Rodríguez foram levados da sede do LAB algemados.

A décima detenção ocorreu durante uma inspecção policial, tendo sido então detida Ainara Oiz. Entretanto, a EiTB informou que há oito ordens de inspecção só em Gipuzkoa, e há ainda informações de que estão a ser efectuadas inspecções em Nafarroa e noutros lugares de Euskal Herria, prevendo-se que a noite seja longa.
"Nova cúpula do Batasuna"
A agência Efe, citando fontes policiais, divulgou que as detenções se enquadram numa operação contra "a direcção reconstituída da esquerda abertzale". A operação tem no comando a estrela da companhia, Baltasar.
De acordo com a Europa Press, citando fontes policiais, os detidos farão "parte do que será a nova cúpula do Batasuna", que, "organizada em torno" de uma nova designação, "Bateragune" terá mantido reuniões nos últimos meses.

Trabalhadores e familiares juntaram-se no local e espera-se que Ainhoa Etxaide, secretária-genral do LAB, faça declarações.
O comité nacional do LAB prevê reunir-se amanhã para fazer uma reflexão profunda sobre a nova operação contra a esquerda abertzale.

Quando se iniciou a operação policial na sede do LAB, que fica no bairro de Igara, já havia jornalistas e câmaras de televisão no local.
Notícia completa: Gara
---
Etxaide: "Responde-se com repressão à oferta da esquerda abertzale"
---
---
13 de Outubro de 2009
Tasio (Gara)