terça-feira, 20 de outubro de 2009

Duas editoras da ETB despedidas pela forma como abordaram a informação relativa às detenções de Donostia


Não gostando do tratamento que foi dado às detenções de Donostia, a direcção da ETB despediu uma coordenadora e duas editoras dos serviços informativos, alegando perda de confiança. Na sequência desta purga, a responsável pela área de Política demitiu-se.

A direcção da Euskal Telebista comunicou a duas editoras dos serviços informativos a sua destituição imediata, alegando para tal perda de confiança no seu trabalho, que tinham vindo a desempenhar nos últimos anos. As fontes consultadas pelo diário Deia garantem que a decisão está relacionada com o tratamento informativo dado a notícias e informações de cariz político no Gaur Egun e no Teleberri, especialmente à emissão de um vídeo, na semana passada, que mostrava as reacções, maioritariamente contrárias, à detenção de Arnaldo Otegi, Rafa Díez e mais oito membros da esquerda abertzale ilegalizada, no dia 13 de Outubro.

A direcção da televisão pública basca, representada por Miguel Ángel Idigoras e Alberto Surio [na imagem], comunicou individualmente a demissão às responsáveis pelos serviços informativos na tarde-noite de quinta-feira. Duas delas têm uma larga trajectória profissional na instituição, sendo responsáveis pelos serviços informativos há já vários anos. Em ambos os casos, tinham convertido os seus respectivos espaços televisivos durante os últimos anos em líderes de audiência, tanto durante a semana como no fim-de-semana, mas tal não impediu que fossem demitidas.

Mas a agitação não se ficou pela purga das editoras. As fontes consultadas garantiram que a responsável da área de Política se demitiu na sequência das destituições anunciadas.
Humberto UNZUETA
Notícia completa: Deia via kaosenlared.net