sexta-feira, 9 de outubro de 2009

A Polícia Foral identificou pelo menos 20 pessoas no «txupinazo» de Berriozar


Os três vereadores da esquerda abertzale processados por se solidarizarem com os presos no txupinazo de Berriozar foram prestar declarações à Audiência Nacional na quarta-feira. A queixa apresentada pela Procuradoria baseia-se num relatório elaborado pela Polícia Foral, que também enviou uma gravação e identificou cerca de vinte pessoas por participarem numa simples concentração contra a dispersão nas festas.

A queixa-vendetta apresentada contra os edis da esquerda abertzale pela participação no txupinazo de Berriozar foi preparada pela Polícia Foral, depois de o porta-voz do Governo navarro, Alberto Catalán, ter anunciado em meados de Setembro que tinham enviado um relatório policial à Audiência Nacional espanhola relacionado com a cerimónia inaugural das festas. E tal se veio a confirmar nesta quarta-feira, dia em que os três vereadores tiveram de prestar declarações na Audiência Nacional por isso.

O lançamento do foguete tinha sido precedido por uma tempestade mediática e política cujo intuito era o de arrebatar à esquerda abertzale o direito a lançar o txupin. No final, foi o kiliki negro da comparsa local que acendeu a mecha, abraçado ao vereador Fermín Irigoien.

Isto também não agradou a formações partidárias como UPN, PSN e CDN, que boicotaram o txupinazo, e na semana passada soube-se que a Procuradoria tinha apresentado uma queixa, justamente contra os três edis da esquerda abertzale, que foram intimados a prestar declarações em Madrid, acusados de «enaltecimento do terrorismo e humilhação às vítimas», apesar de estarem apenas processados por terem participado num acto contra a dispersão.

A presença no tribunal de excepção foi breve e passou desapercebida aos mesmos meios e partidos que tinham organizado uma enorme escandaleira à volta do caso. A Procuradoria limitou-se a perguntar aos acusados se tinham organizado uma campanha para «enaltecer» a ETA nas festas, por que razão exibiram a bandeirola a exigir a repatriação e se tinham participado num acto a favor dos presos.

Os três vereadores negaram ter organizado qualquer campanha e explicaram que mostraram a bandeirola para denunciar a dispersão e se solidarizarem com as suas vítimas. Quanto à mobilização, reconheceram que lá estiveram e ficaram a saber que a Polícia Foral tinha enviado uma gravação da mobilização.
Ficaram ainda a saber que na documentação enviada por este corpo policial à Audiência Nacional também foram identificadas vinte pessoas por participarem na referida concentração.

[Na sequência:]
«Silêncio político e mediático»

Manex ALTUNA
Fonte: Gara
Ver também: «Irigoien, Cebrian e Martin foram até Madrid e prestaram declarações durante cinco minutos», em eguzkiplaza.net via nafarroan.com