quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Multiplicam-se as manifestações de apoio ao 'Egunkaria'


Agora que o processo judicial do caso Egunkaria segue o seu caminho, as mobilizações sucedem-se. Na sexta-feira, os representantes políticos vão exprimir o seu apoio às pessoas acusadas neste caso, que levou ao fechamento do diário de expressão basca em 2003. Os artistas do mundo do cinema e os desportistas também manifestaram esse apoio nestas últimas semanas.

No dossiê principal do caso Egunkaria, o que levou ao encerramento do diário, são acusados Joan Mari Torrealdai, Iñaki Uria, Martxelo Otamendi, Txema Auzmendi e Xabier Oleaga, suspeitos de pertencer à ETA. O julgamento terá início em Novembro na Audiência Nacional espanhola. Apesar de tanto o Procurador como a defesa terem pedido o encerramento do caso, os acusados correm o risco de apanhar entre 12 a 14 anos de prisão.
Na segunda-feira, as oito pessoas acusadas na parte financeira do processo foram confrontadas com as acusações. Sobre elas pendem penas que oscilam entre os 13 e os 26 anos de prisão e o pagamento de 235 milhões de euros, entre outras, por alegada fraude fiscal.

Fonte: lejournalPaysBasque - EHko Kazeta
Ver também: Gara