segunda-feira, 26 de julho de 2010

A Adierazi EH! apela à criação de «uma onda que traga os mínimos democráticos»


Aos olhos da iniciativa popular Adierazi EH!, para Euskal Herria, abandonar a situação de conflito e enfrentar um cenário democrático é, «mais que uma necessidade, uma urgência», pelo que decidiu lançar mãos à obra e estruturar uma maioria social neste país em prol dos mínimos democráticos, que considera imprescindíveis para garantir a consecução desse novo cenário.

Foi isso que um numeroso grupo de pessoas, ligadas a este novo movimento, divulgou no sábado em Donostia, tendo ainda apresentado uma nova ferramenta que está agora à disposição dessa maioria social a que querem dar corpo: www.adierazieh.com.

Na parte superior desta página de Internet, há uma secção na qual basta apenas indicar o nome e o apelido, a localidade de residência e o endereço de correio electrónico para aderir a este projecto, que abarca diferentes áreas e sensibilidades em defesa dos direitos civis e políticos.

Os promotores da iniciativa opinam que a urgência da construção de um cenário baseado no acordo, na participação e no trabalho em comum e da superação da situação de conflito é tal que vão dedicar este período estival à estruturação dessa maioria social.

«Não vamos tirar férias e, em vez disso, vamos começar a criar essa onda e massa popular que há-de fabricar os mínimos democráticos necessários», afirmaram, de forma categórica, Juanjo Montejo e Nekane Garmendia, que foram os porta-vozes na conferência de imprensa de Donostia.

Além de receberem apoios via Internet, reiteraram a sua predisposição para «ampliar os acordos e os espaços de trabalho alcançados», pelo que se irão reunir, segundo referiram, com pessoas que ainda não fazem parte do colectivo.

Montejo esclareceu que, tão importante como o apoio, é o compromisso, tendo por isso pedido que se passe «das denúncias de violações particulares para compromissos partilhados».

É nessa direcção que irão trabalhar nas próximas semanas, até chegar à data marcada a vermelho no seu calendário particular: 11 de Setembro, dia em que esta dinâmica de mobilização popular confluirá numa grande manifestação nas ruas de Bilbo para evidenciar a necessidade de superar esta situação.

Na sequência, ver: «Sete meses de trabalho»

Oihana LLORENTE
Notícia completa: Gara