terça-feira, 27 de julho de 2010

Pelo repatriamento de presos e refugiados, diversas mobilizações


Como acontece todas as sextas-feiras, centenas de pessoas em diferentes localidades de Euskal Herria vieram para as ruas para exigir o repatriamento dos presos e refugiados bascos. Não obstante, esta semana foi especial, uma vez que na quinta-feira as mostras de solidariedade chegaram também ao Tourmalet, cume dos Pirinéus em que terminava a etapa rainha desta edição do Tour.
Muitos dos seguidores bascos que se deslocaram até ali para ver de perto a prova aproveitaram a ocasião para mostrar fotografias dos presos à passagem dos ciclistas.
Tudo isso apesar de, como informou a Etxerat, a Polícia francesa ter tentado impedir que tal acontecesse, tendo inclusive arrebatado os retratos a várias pessoas. Ainda assim, não puderam evitar que fotografias e bandeirolas que exigiam o repatriamento fossem captadas pelas câmaras de televisão e pelos fotógrafos.

No que diz respeito aos protestos de sexta-feira, 31 pessoas mobilizaram-se em Getaria, 20 em Bera, 42 em Lizarra, 23 em Mundaka, 75 em Zornotza, 70 em Lazkao, 262 em Ondarroa, 241 em Iruñea, 60 em Oñati, 55 em Galdakao, 120 em Lekeitio, 38 em Lizartza, 80 em Bilbo (em frente à Sabin Etxea), 400 em Errenteria, 26 em Barañain, 29 em Andoain, 80 em Bergara, 45 em Urretxu-Zumarraga, 8 em Gatika, 170 em Zarautz, 72 em Algorta, 41 em Etxarri-Aranatz e 320 em Gasteiz.
Além disso, para denunciar o julgamento da Udalbiltza, 60 habitantes concentraram-se em Otxandio (entre eles vereadores do PNV, EA e esquerda abertzale), 62 em Aulesti, e outros 60 em Lezo.
Fonte: Gara

As presas bascas posicionam-se contra o isolamento em Alcalá-Meco
As presas políticas bascas encarceradas em Alcalá-Meco realizaram no domingo um protesto para denunciar o isolamento a que está sujeita Amaia Elkano, sozinha numa secção. Com este protesto, pediram que se acabe com o isolamento.
Por outro lado, em Lekeitio (Bizkaia) realizou-se o Elkartasun Eguna. A jornada solidária contou com uma marcha montanhista e até com uma maskarada organizada pelos mais jovens. A Ertzaintza identificou três assistentes e apreendeu algumas imagens de presos. Cerca de 300 personas participaram no almoço popular.
Fonte: Gara

Pelos presos, nos campos de Aixerrota
No dia do tradicional concurso de paellas de Aixerrota, em Getxo (Bizkaia), a Etxerat organizou uma concentração solidária, em que participaram cerca de 200 pessoas, com as fotos dos presos da localidade na mão, e também bertsolaris. Entretanto, no espaço das festas viam-se muitos cartazes a favor dos presos, bem como autocolantes, guardanapos, fotos e slogans solidários.
Fonte: etengabe