terça-feira, 20 de julho de 2010

Maite Aranalde abandonou a greve de fome, mas Karrera prossegue com o protesto


Maite Aranalde abandonou a greve de fome este fim-de-semana, segundo fez saber o Movimento pró-Amnistia. Tomou essa decisão depois de o Tribunal de Instrução de Paris se ter comprometido a pôr fim à situação de isolamento de Aranalde e Mikel Karrera. Ainda assim, Karrera decidiu continuar com o protesto, segundo comunicou ontem aos seus familiares, «até que seja notificado pela prisão da alteração do seu estado de isolamento».
O seu jejum dura há três semanas, tendo perdido 11 quilos.
Para além de Aranalde e Karrera, os presos bascos Arkaitz Agirregabiria, Mattin Olzomendi e Joseba Fernandez também estiveram em greve de fome.

No sábado, em solidariedade com Aranalde, Olzomendi e Fernandez, cerca de 75 cidadãos bascos foram até à prisão de Poitiers. Diversas pessoas que vivem nas redondezas também se associaram ao protesto.
Fonte: Gara e askatu.org

Centenas de pessoas recebem Alberto Garmendia em Arbizu, depois de cinco anos preso
Alberto Garmendia Lakunza, natural de Lizarragabengoa e morador em Etxarri-Aranatz, saiu da prisão no sábado, depois de ter cumprido uma pena de seis anos. No domingo foi recebido na localidade vizinha de Arbizu, num acto muito participado, já que assistiram quase 700 pessoas vindas de diferentes pontos de Sakana (Nafarroa). Garmendia tinha sido detido pela Polícia francesa em 2005, e esteve na prisão desde então. Inicialmente, foi parar a Villepinte, passando depois para Fleury-Merogis, de onde saiu agora.
Fonte: Gara

Ataque fascista / Eraso faxista: atacaram a herriko taberna de Iruñea

As inscrições foram feitas nas paredes da taberna, na sexta-feira à noite.


Fonte: apurtu.org