quarta-feira, 14 de julho de 2010

A dispersão volta a forçar outro acidente, o segundo deste mês


Três amigos do preso político navarro Hodei Ijurko sofreram no domingo um acidente de viação no regresso da visita ao seu amigo, na prisão galega de A Lama. Segundo informou a Etxerat, o veículo embateu «em cheio» num cavalo, numa estrada perigosa duma zona rural. Felizmente, os três jovens não sofreram grandes danos e regressaram a Nafarroa de táxi.
Recorde-se que, no dia 1 deste mês, dois familiares de Txema Matanzas também sofreram um acidente de viação, a caminho da prisão de Topas. Por outro lado, e em defesa dos direitos dos presos políticos bascos, na segunda-feira foram 20 as pessoas que se concentraram em Bermeo, 17 em Zaldibar, 48 em Oiartzun, 24 em Altza, 15 em Añorga, 52 em Iurreta, 25 em Ataun, 23 em Zaldibi, 120 em Ondarroa, 13 em Euba e 18 em Otxarkoaga.

Solidariedade a norte
Por outro lado, a Askatasuna está a organizar para o próximo sábado, dia 17, uma viagem até à prisão de Vivonne, com partida de Baiona, para denunciar a situação de isolamento em que diversos presos políticos bascos se encontram no Estado francês e em solidariedade com Arkaitz, Maite, Mikel, Joseba e Mattin, que estão em greve de fome. No dia seguinte, haverá um almoço de apoio aos presos políticos bascos no gaztetxe de Uztaritze (Lapurdi), pelas 12h, no âmbito das festas locais.
Fonte: Gara, baiona_askatu e baiona_askatu