sábado, 31 de julho de 2010

Festas de Lizarra, em Nafarroa: duas abordagens, por Iñaki Vigor


Concertos alternativos nas txosnas e kalejira reivindicativa
O programa oficial das festas está repleto de eventos, mas uma dezena de colectivos de Lizarra preferiu organizar as suas próprias actividades no recinto das txosnas [barracas], situadas na parte de trás da estação de autocarros. Também convocaram uma kalejira [marcha, cortejo] reivindicativa, na qual serão denunciadas as detenções de vários jovens na batukada do ano passado.
VER: Gara

A UPN monopoliza pelo quarto ano o protagonismo do foguete festivo de Lizarra
Pelo quarto ano consecutivo, o lançamento do foguete que anuncia as festas de Lizarra estará a cargo da UPN, partido que ocupa a presidência da Autarquia e que tem 8 dos 17 vereadores que compõem a Assembleia municipal. Desta vez será a vereadora dos Serviços, María José Irigoyen, que terá a função de acender o foguete que dará início a sete dias de festa ininterrupta. Como em anos anteriores, a ikurriña voltará a estar proibida no varandim municipal.
VER: Gara

O EA critica a actuação da Ertzaintza na homenagem do Dia do Blusa
O Eusko Alkartasuna pediu explicações sobre a actuação da Polícia autonómica durante a tradicional homenagem aos familiares de presos gasteiztarras que tem lugar no Dia do Blusa, e que levou ao processamento de três pessoas por «enaltecimento do terrorismo».
A formação abertzale solidarizou-se ainda com as pessoas imputadas, tendo em conta as consequências que poderão advir da actuação da Ertzaintza. O EA considera que «foi um mau precedente» com vista às festas de Gasteiz e, num comunicado dirigido ao autarca do PSE, pediu que lembre aos responsáveis do Departamento do Interior de Lakua que as festas devem decorrer «num ambiente de calma e sem ataques à liberdade de expressão ou qualquer tipo de altercação».
Fonte: Gara
-













Jaiak bai! Errepresiorik ez!
Festas sim! Repressão não!