sábado, 17 de julho de 2010

Os eleitos desmontam as acusações contra a Udalbiltza

Tasio

Os ex-vereadores e autarcas que ontem depuseram na Audiência Nacional espanhola explicaram quais eram as áreas em que se distribuíam as funções assumidas pela Udalbiltza, desmontado uma por uma todas as acusações que pretendem relacioná-los com actividades «terroristas».

Depois de na quinta-feira terem deposto onze cidadãos bascos, ontem de manhã decorreu na Audiência Nacional espanhola a segunda sessão do julgamento da Udalbiltza com os depoimentos de Xabier Iragorri, Expe Iriarte, Jasone Astibia, Urko Irastorza, Maribi Ugarteburu, Juan Carlos Alduntzin, Miren Odriozola e Ibon Arbulu. Todos eles negaram de forma taxativa que a ETA ou o Ekin tenham alguma vez guiado a instituição nacional; mais ainda, destacaram a sua pluralidade e a vocação para superar as siglas políticas. A audiência oral continuará na quinta-feira que vem com o depoimento da arguida Larraitz Sanzberro, que desempenha também as funções de advogada no julgamento.

Os processados explicaram, um por um, a sua relação com a Udalbiltza, além dos objectivos da associação e o seu trabalho. Assim, ontem falaram da criação do Consórcio Udalbiltza, do Fundo Basco de Coesão e Desenvolvimento, da recolha de fundos para ajudas a projectos empresariais em Zuberoa ou da organização de conferências de paz.

Notícia completa: Gara

Hoje, manifestação em Bilbau (La Casilla), a partir das 17h30!