terça-feira, 27 de julho de 2010

A AN absolve os três vereadores de Berriozar


A Audiência Nacional absolveu os três edis da esquerda abertzale de Berriozar (Nafarroa), que eram acusados de «enaltecimento do terrorismo» pelo txupinazo de 2009.
Na sentença, a Audiência Nacional não aprecia uma «finalidade de louvar ou homenagear membros da ETA» no início das festas de Berriozar do ano passado. Para o tribunal espanhol, a acusação lançada pelo Ministério Público «não ficou provada», pelo que absolve Fermín Irigoien, Ezequiel Martínez e Izaskun Cebrián, para quem a Procuradoria pediu 18 meses de prisão.
O tribunal insiste na ideia de que a prova apresentada pela acusação «não serve para descartar outras possíveis e razoáveis versões dos factos», já que «deixa uma margem de dúvida suficiente e razoável sobre a verdadeira intenção e envolvimento» dos acusados.
Fonte: Gara

Refugiados: Kizkitza Gil de San Vicente não foi extraditada e pode viver em liberdade em Iparralde
A juíza francesa Laurence Levert não ficou convencida com os argumentos apresentados pela Audiência Nacional espanhola para fundamentar o pedido de extradição da ex-presa política Kizkitza Gil de San Vicente, pelo que não se mostrou favorável à sua entrega.
Kizkitza Gil de San Vicente saiu em liberdade a 22 de Março, mas, como na véspera tinha sido apresentado um mandado europeu contra ela, continuou presa.
O seu advogado solicitou então que fosse posta em liberdade durante o decorrer do processo, o que veio a ocorrer. Agora, poderá viver em Ipar Euskal Herria sem qualquer impedimento.
Fonte: apurtu.org