sexta-feira, 30 de julho de 2010

Roma pede mais elementos a Madrid para entregar três jovens bascos


O Tribunal de Apelação de Roma solicitou mais informação à Audiência Nacional espanhola na audiência que teve lugar na quarta-feira para estudar os mandados europeus emitidos contra os jovens independentistas detidos em Roma, Zuriñe Gojenola, Artzai Santesteban e Fermín Martínez.
Os magistrados italianos não consideram que existam provas suficientes para aceitar o pedido de entrega enviado por Madrid e deram mais um mês para que a documentação seja completada. A audiência foi marcada para dia 1 de Setembro, sendo que até lá os três jovens vão continuar em prisões italianas.
Zuriñe, Artzai e Fermín foram detidos pela Polícia italiana no dia 11 de Junho, na sequência de um mandado europeu emitido contra eles, após a operação policial que teve lugar em Novembro e que se saldou com 34 jovens detidos.
Por outro lado, segundo fez saber o Movimento pró-Amnistia, Gaizka Likona, Karlos Renedo e Asier Coloma, presos em Lapurdi na sequência desse mesmo mandado europeu, encontram-se já encarcerados em prisões espanholas.
Fonte: Gara