sábado, 24 de julho de 2010

Milhares de pessoas honram a memória de Jon Anza, em Ziburu


A Praça de Ziburu foi esta tarde o palco de um acto de reconhecimento a Jon Anza, o militante da ETA que desapareceu faz agora 15 meses e cujo cadáver foi «descoberto» há quatro na morgue de um hospital de Toulouse.

Centenas de pessoas participaram esta tarde, na Praça de Ziburu (Lapurdi), no acto de homenagem a Jon Anza, que constou de duas partes. Na primeira, a militante da esquerda abertzale Maite Goienetxe, acompanhada por Miren Legorburu e Tasio Erkizia, procedeu à leitura de um comunicado perante os meios de comunicação.



A segunda, de carácter mais íntimo e à qual a imprensa não teve acesso, começou às cinco da tarde. Precisamente a essa hora, os familiares do militante donostiarra – cujos restos mortais não foram trasladados para o local da homenagem – apareceram na praça, onde já se tinha formado um corredor de ikurriñas com crepes negros para os receber. Levavam consigo um grande retrato de Anza.



Então, ouviram-se palavras como «Herriak ez du barkatuko» ou «Agur eta ohore, eusko gudaria». Depois de percorrerem o corredor, subiram ao estrado preparado para a ocasião, onde colocaram a fotografia e uma ikurriña junto a um tocheiro.

De acordo com os organizadores do acto, houve actuações de txalapartaris e bertsolaris, a que se seguiu uma intervenção de três pessoas encapuzadas, que, na sua alocução, louvaram a trajectória militante de Anza e fizeram uma leitura do actual momento político.



Depois do aurresku de honra à família e ao falecido, tomaram a palavra um ex-preso e um exilado que foi companheiro de Anza. E depois houve ainda lugar para a música, até porque o donostiarra foi um grande amante desta arte.


Posteriormente, subiram ao estrado meia centena de militantes da esquerda abertzale, que colocaram flores junto ao retrato de Anza.

A intervenção de um representante independentista e o “Eusko gudariak” colocaram um ponto final num acto em que se mesclaram o reconhecimento à vida militante de Anza e a exigência da verdade no caso do seu desaparecimento e morte.
Fonte: Gara
-
Nota: no título, passámos 'centenas' para 'milhares' em virtude de a assistência ser assim contabilizada tanto na notícia actualizada, mais recente do Gara como na que o Berria dedica a este assunto.
-
Ver também:
«A ETA lança uma mensagem de apoio à abertura de uma nova fase política na homenagem a Jon Anza»
“A homenagem prestada a Jon Anza por ocasião do regresso dos seus restos mortais a Euskal Herria, que reuniu vários milhares de pessoas na Praça de Ziburu, gerou uma mensagem inequívoca a favor de um novo tempo político em Euskal Herria. Um comunicado da ETA lido por três encapuzados e o discurso central do acto, pronunciado em nome do conjunto da esquerda abertzale, ressaltaram a importância da «activação popular» para essa mudança.”