sexta-feira, 23 de julho de 2010

EA e esquerda abertzale reúnem-se com a Alternatiba


Uma delegação do Eusko Alkartasuna e da esquerda abertzale manteve na quarta-feira à tarde na capital biscainha uma reunião com representantes da Alternatiba, com o intuito de analisar o documento assinado entre as duas primeiras formações, com a epígrafe «Bases de un acuerdo estratégico entre fuerzas políticas independentistas».

No encontro trocaram-se impressões sobre a actualidade política e «constatou-se a necessidade de estruturar um movimento soberanista que agrupe as forças progressistas e de esquerda de Euskal Herria», de modo a, acrescentam no comunicado, «tornar-se a referência dos direitos nacionais e sociais deste povo e estabelecer as bases de um Estado basco independente, progressista e de esquerda».

EA, esquerda abertzale e Alternatiba concordaram, tal como se explica numa curta nota de imprensa, na avaliação positiva das iniciativas conjuntas que realizaram até à data. Comprometeram-se também a continuar com as conversações políticas «para configurar um trabalho conjunto de futuro».

O encontro de quarta-feira com a Alternatiba não foi o único dos últimos dias. Na segunda-feira, em Iruñea, Eusko Alkartasuna e esquerda abertzale tiveram outra reunião, nesse caso com o Aralar, para analisar em detalhe o conteúdo do documento que ambas as forças políticas assinaram no dia 20 de Junho no Palácio Euskalduna, em Bilbo. O objectivo desta ronda de contactos, como têm vindo a repetir, é incorporar neste projecto entusiasmante as forças soberanistas bascas.

No documento do Palácio Euskalduna, Eusko Alkartasuna e esquerda abertzale fixaram como objectivo da união de forças soberanistas a criação de um Estado basco independente, além de estabelecerem como prioridade «a superação do conflito político e o desaparecimento de todo o tipo de violências».
Fonte: Gara