terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Advogados de ofício deixam de fazer vista grossa ao regime de incomunicação

A imposição de advogados de ofício é uma peça-chave do regime de incomunicação. A única missão que lhes é atribuída é a de assinar as actas, mas nos últimos meses vários advogados decidiram manifestar as suas suspeitas relativamente aos interrogatórios a detidos bascos. Mais uma fissura - dizer fenda seria demais - num sistema blindado.
Ramón SOLA
Ver: Gara

Protesto em Fleury: quatro presos denunciam a atitude dos carcereiros para com um familiar
Os presos de Fleury não saem das celas desde quarta-feira para protestar contra a atitude dos carcereiros, que se riram da mãe de Alex Akarregi quando esta teve um ataque de ansiedade, depois de ter passado quase uma hora à espera no locutório para ver o seu filho. A favor do repatriamento dos presos, 20 pessoas concentraram-se ontem em Bermeo, 81 em Ondarroa, 22 em Zaldibi, 45 em San Pedro-Trintxerpe, 17 em Euba, 24 em Ordizi, 18 em Altza, 14 em Añorga, 32 em Gernika, 36 em Iurreta, 44 em Laudio, 16 em Zaldibar, 19 em Zorroza, 21 em Otxarkoaga (Bilbo) e 15 em Abadiño.
Fonte: Gara

Dois jovens de Santurtzi têm de comparecer na AN por colocar uma faixa
Depois de terem sido identificados pela Polícia Municipal há um ano no Instituto de Santurtzi (Bizkaia) quando colocavam uma faixa, dois jovens da localidade receberam uma notificação para se apresentarem esta quinta-feira na Audiência Nacional espanhola. De acordo com a Ikasle Abetzaleak, a notificação aos dois jovens, ambos menores de idade na altura em que se deram os factos, demonstra a «falta de liberdade de expressão e a utilização política da repressão».
Fonte: Gara

Comunicado d@s refugiad@s basc@s na Venezuela
Comunicado d@s refugiad@s basc@s na Venezuela, em castelhano e euskara, entregue à Fundación Pakito Arriaran.
"Quem diz estar à espera de um comunicado da ETA «sem capuz» devia começar por tirar a máscara com que traiu e enganou a sociedade basca durante décadas."
Ler o comunicado em: lahaine.org