terça-feira, 25 de janeiro de 2011

A Batalha de Orreaga num documentário: «778-La chanson de Roland»

«"La Chanson de Roland", história e lenda»
No dia 28 deste mês estreia 778-La chanson de Roland, uma longa-metragem documental realizada pelo holandês Olivier van der Zeer. Passado e presente fundem-se nesta produção que se adentra nas passagens da lenda e da história representadas em Orreaga.
[...]
Mas, ao contrário do que afirma La chanson de Roland, quem lançou este ataque não foram os sarracenos, mas os próprios vascões. É neste ponto que se inicia a longa-metragem documental realizada pelo cineasta holandês Olivier van der Zee 778-La Chanson de Roland (uma co-produção de IDEM, La SMAC, ITP e Modélika) na qual o autor, além de relatar os acontecimentos que conduziram à chamada Batalha de Roncesvalles, quis apresentar novos elementos relacionados com achados arqueológicos, com os quais se pretende datar com precisão e provar definitivamente este acontecimento histórico.

«Quando vim viver para o País Basco - diz Olivier van der Zee -, mudei-me para Pasai Donibane (Gipuzkoa) e dei com um monumento que está mesmo em frente ao cais que comunica com Pasai San Pedro, o Humilladero de la Piedad. No seu interior guarda-se uma lápide comemorativa da participação de pasaitarras na Batalha de Roncesvalles. Nessa placa figura a palavra 'Vascones' e, quando na minha infância estudei La chanson de Roland, não se falava da presença dos vascões naquela batalha. Eu desconhecia tudo o que se relacionava com a cultura e a vida dos bascos no século VIII e foi a gente da terra que me contou que os seus antepassados, com paus e pedras, derrotaram o exército invasor de Carlos Magno. Também não levei muito a sério esta versão, pelo que prossegui a minha investigação e, à medida que ela avançava, cada vez me suscitava maior interesse».
[...]

Entre as escarpadas montanhas de Orreaga, ouve-se o eco do olifante que Rolando nunca fez soar e entre as brumas dos bosques assomam os fantasmas dos doze pares francos; Eginhard, Anselme, Ollivier, o arcebispo Turpin... a lenda funde-se com a história.

Koldo LANDALUZE
Ver: Gara