domingo, 2 de janeiro de 2011

Os assassinados no cemitério de Gasteiz serão recordados dignamente


O cemitério de Santa Isabel terá uma placa em memória dos fuzilados
Gasteiz * E.H.
Uma placa irá recordar no cemitério de Santa Isabel, em Gasteiz, os cidadãos que faleceram no paredão de fuzilamento que ali existiu. Tal decisão foi tomada por unanimidade em sessão de câmara, na capital de Araba, na sequência de uma moção apresentada pelo EA para «dignificar o local» e honrar de alguma forma todas as vítimas daqueles violentos episódios.
A ideia surgiu quando esta força política observou o mau estado em que se encontra uma placa que existe desde 2005 nas traseiras do cemitério em homenagem ao poeta Esteban Urkiaga «Lauaxeta», que ali foi assassinado.
«Está muito deteriorada, escondida pela vegetação, num abandono de todo impróprio tendo em conta aquilo que deve representar», realçou o EA na sessão de câmara. Para além disso, acrescentaram, a iniciativa de colocar este placa evocativa partiu de dois municípios biscainhos e apenas alude ao escritor.
Por isso, a CM de Gasteiz assumiu agora o compromisso de criar uma nova placa para o cemitério (sem eliminar a existente) com uma inscrição alusiva a todos os fuzilados no antigo paredão.
Fonte: SareAntifaxista