segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

O futuro de Nafarroa: Quatro cenários, mas um só pano de fundo: vetar ou não vetar


O novo panorama político geral fez com que os partidos abertzales e progressistas em Nafarroa se retratassem a si mesmos. A esquerda abertzale fê-lo a favor da unidade de forças mais potente até hoje conhecida no herrialde, para competir com a UPN. O Aralar e o PNV optam pelo continuísmo da fórmula NaBai, vetando a esquerda abertzale e deixando via aberta ao PSN. Falta o EA, que na terça-feira tomará uma decisão de enormes consequências. Assumir o veto à esquerda abertzale poria fim à possibilidade de competir com a UPN. Refutá-lo abriria todas as portas, inclusive a da persistência numa aliança ampla.
Ramón SOLA
Ver: Gara

Txelui Moreno opina sobre o veto imposto na NaBai (Info7 irratia)

«Cambio político: programa y suma de fuerzas», de NafarGune

«No es un vodevil», de Martin GARITANO, jornalista

Entretanto, no Congresso dos Deputados espanhol foi aprovado o endurecimento legal para tentar manter o apartheid eleitoral
O Congresso dos Deputados espanhol deu luz verde definitiva à reforma da lei eleitoral subscrita por PSOE e PP para tentar impedir à esquerda abertzale todas as vias de acesso às instituições. Como ocorreu ao longo da tramitação, a união de PSOE e PP, apoiados por UPyD, CC e UPN, bastou para levar por diante alterações contra as quais votaram PNV, ERC-IU-ICV, BNG e Nafarroa Bai, enquanto a CiU se absteve.
Desde que em Março do ano passado o Governo espanhol anunciou o endurecimento legal, PSOE, PP e UPyD foram introduzindo diversas alterações. A última teve lugar no Senado para prolongar o prazo de prescrição dos crimes de injúrias e calúnias e para facilitar o encerramento de herriko tabernas.
Ver: Gara
-
À parte: Iruñean, atzo, iraultza gorria izan zen, eta... riau-riau!