segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Manifestação em Gasteiz contra as «condenações de vingança» impostas à juventude


Mais de 200 pessoas manifestaram-se no sábado à tarde em Gasteiz para protestar contra os julgamentos e as «condenações de vingança» impostas a jovens independentistas.

A marcha tinha sido convocada em solidariedade com E.S. e A.D., dois jovens da capital alavesa que foram julgados na quinta-feira passada na Audiência Nacional espanhola e para quem o magistrado do MP pede uma pena de 14 anos de prisão.

A manifestação também tinha sido convocada em apoio a Oier Gómez, habitante de Gasteiz que já está a cumprir uma pena de 14 anos, e Jokin Zerain, para quem a Procuradoria pede 35 anos de prisão.

Antes de a marcha ter início, agentes da Ertzaintza ameaçaram carregar sobre os manifestantes «sem aviso prévio» se fossem ditas palavras de ordem contra a Audiência Nacional espanhola, contra o PSOE ou contra o Estado ou qualquer instituição pública. [Eh eh eh!]

A manifestação iniciou-se pouco depois das 19h00 na Praça da Virgem Branca e os participantes limitaram-se a palavras de ordem genéricas, como «Euskal gazteriak aurrera» (Juventude basca, avante) e «Errepresiorik ez» (Não à repressão), principalmente.

Perseguição política
Depois de percorrer diversas ruas da capital alavesa, os manifestantes regressaram de novo à Praça da Virgem Branca, onde um porta-voz dos convocantes leu um comunicado para expressar a sua solidariedade com os jovens independentistas de Gasteiz que estão a ser alvo de perseguição pelas suas ideias políticas. O movimento Elkartasun antifaxista! manifestou a sua solidariedade aos jovens que pretendem criminalizar e fez um apelo à participação nas mobilizações que se convoquem em próximas datas.
Fonte: Gara